EMDR

Afinal, o que é a terapia EMDR?

EMDR é uma sigla em inglês para o termo Eye Movement Desensitization and Reprocessing, cujo termo equivalente em português é Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares. Essa técnica é relativamente nova considerando-se outras abordagens da Psicologia, e foi desenvolvida na década de 80 pela psicóloga norte-americana Dra. Francine Shapiro.

Inicialmente utilizada para tratar transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), novas pesquisas foram surgindo e pôde-se perceber sua incrível capacidade de auxiliar no tratamento de outros transtornos, como ansiedade, luto complicado, depressão, síndrome do pânico e outras doenças psicossomáticas.

Por meio de movimentos bilaterais de ordem ocular, tátil ou auditiva estimulam-se os hemisférios cerebrais, possibilitando-se que memórias traumáticas que estavam armazenadas de maneira disfuncional possam ser reprocessadas, dando lugar a uma lembrança mais organizada, mais adaptativa, perdendo então a capacidade de causar mal ao paciente.

Internacionalmente reconhecida como uma abordagem psicoterapêutica eficiente, inclusive pela Organização Mundial de Saúde, o EMDR vem conquistando seu espaço no Brasil e oferecendo recursos valiosos para os terapeutas que se engajam em sua formação.

É uma possibilidade de lidar de forma diferente e efetiva com aquilo que nos aflige, ainda que não saibamos o que existe de subjacente a esse sofrimento.

Em EMDR construiremos juntos, você e eu, um plano de tratamento que possa abarcar tudo aquilo que lhe aflige, lhe bloqueia, lhe sensibiliza de alguma forma, mesmo que em um primeiro momento alguns temas não apareçam. Como um grande emaranhado de linhas que somos – linhas que se conectam, se misturam, se entrelaçam – cedo ou tarde tais conteúdos aparecerão e estarei contigo para juntos trabalharmos um a um desses “alvos”.

Vamos conversar?