Destaque,  Terapia

Saúde mental em tempos de pandemia.

Que a pandemia afetou nosso estilo de vida é um consenso, mas como isso afeta nossa saúde mental?

Vivemos em um período sem precedentes na história. A pandemia abriu um cenário de caos mundial diante de um vírus sobre o qual pouco se sabia, e nos colocou diante de inúmeras incertezas.

A morte de uma pessoa próxima, o medo de morrer, a solidão do confinamento, a distância de quem amamos, o medo de perdermos o emprego, a finitude da vida. São tantos os conflitos aos quais estamos sendo expostos, que resta a dúvida sobre como conseguimos manter nossa saúde mental em tempos de pandemia.

Pesquisas apontam que somos mais resilientes do que pensamos, e não houve um aumento significativo no número de diagnósticos de ansiedade, depressão, suicídio, entre outros males, que hipotetizamos que tomariam conta do mundo nesse cenário de Covid-19. Mas até quando conseguiremos manter essa resiliência?

A pandemia redesenhou nosso estilo de vida e isso pode ser absurdamente traumático. Mulheres estão sobrecarregadas com as rotinas domésticas somadas às rotinas de home office; o desemprego está em alta; o surgimento de novas variantes joga um balde de água fria nas expectativas de melhoria do cenário; a solidão do isolamento castiga os seres humanos e intensifica nossos conflitos existenciais; a necropolítica dá as caras e nos sentimos à deriva; esses são apenas alguns dos incontáveis desdobramentos que o contexto pandêmico vem nos causando.

Por ora estamos resistindo bravamente, mas é tênue a linha que divide um quadro depressivo/ansioso de um quadro de saúde mental estável. Essa linha continuará suportando ser tensionada?

Diante do cenário incerto que vivemos, alternativas de relaxamento como praticar exercícios físicos; meditação; manter contato com as pessoas que amamos, ainda que de maneira virtual; manter uma boa alimentação e praticar atividades prazerosas para si, podem ser estratégias que manterão nossa saúde mental em dia.

A psicoterapia, por tratar-se de um processo de autoconhecimento riquíssimo, pode te ajudar a encontrar recursos para lidar com a vida e as questões existenciais inerentes a ela, de maneira mais saudável e resiliente.

Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *